quinta-feira, 28 de abril de 2016


Interessados em cursar uma graduação na FURG deverão se inscrever no Enem

A Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG lembra que,  desde 2014, o ingresso nos cursos de graduação da modalidade a distância da FURG  se dá, exclusivamente, por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições para o Enem iniciam às 10h do dia 9 de maio de 2016, podendo ser realizadas através do link: <http://enem.inep.gov.br/inscricao.html>, e vão até às 23h59min do dia 20 de maio do corrente ano. O candidato que, nos dias de realização do exame, precisar de atendimento especializado e/ou específico deverá solicitá-lo no ato da inscrição.


quinta-feira, 14 de abril de 2016

REABERTURA DE INSCRIÇÃO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ARQUIVOS


Acesse o edital Aqui e realize as inscrições no Portal de Concursos da UFSM.


Período de inscrições via web
(http://site.ufsm.br/editais/prpgp) e postagem dos

documentos necessários à avaliação dos candidatos :  até 22 de abril de 2016, às 19h59min

quarta-feira, 13 de abril de 2016

PRÉ-MATRÍCULA DO PRÓ-FUNCIONÁRIO

Deve ser realizada diretamente no Polo até o dia 29/04/16 (sexta-feira).

Trazer identidade e CPF.


segunda-feira, 11 de abril de 2016

Reativação de etapas do processo seletivo para especialização em Gestão de Arquivos-UFSM

REATIVAÇÃO DE ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO DE PÓS-GRADUAÇÃO, NÍVEL DE
ESPECIALIZAÇÃO, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.
Mais informações aqui.
As Coordenações dos CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, MODALIDADE
A DISTÂNCIA, DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL e a PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E
PESQUISA tornam público que estão reativadas as etapas, anteriormente suspensas pelo Edital
Nº 030/UFSM/PRPGP, de 05 de agosto de 2015, referentes ao EDITAL Nº 021/UFSM/PRPGP,
DE 06 DE MAIO DE 2015 e EDITAL Nº 029/UFSM/PRPGP, DE 04 DE AGOSTO DE 2015, conforme
descrito a seguir:
Data prevista para publicação pelo DERCA de edital de chamada dos
candidatos classificados como suplentes .
13 de abril de 2016

Período para solicitação de confirmação de vaga via web e entrega no
DERCA ou postagem dos documentos necessários à confirmação de
vaga.
18 e 19 de abril de 2016

Início das aulas do segundo semestre letivo de 2015.
 09 de maio de 2016

domingo, 10 de abril de 2016

Encontro presencial da turma de Letras - UFSM

O final de semana marcou o retorno das atividades da turma de Letras - Português no  Polo de São Lourenço do Sul. Ficam aqui as fotos do encontro.


Encontro presencial do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos

No domingo 10 de abril, os estudantes do Curso de Especialização de Jovens e Adultos da FURG retornam às suas atividades com encontro presencial no Polo de São Lourenço do Sul.


terça-feira, 5 de abril de 2016

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Nova iniciativa do Ministério da Educação (MEC) juntamente com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) para formação de professores efetivos da rede pública que não atuam em sua área de formação.São 105 mil vagas para o segundo semestre de 2016 nas instituições federais de educação, sendo 81 mil na modalidade educação a distância por meio da UAB e 24 mil para vagas presenciais remanescentes.
"Os professores interessados em complementar sua formação poderão se inscrever nos cursos por meio da Plataforma Freire, entre 5 de abril e 5 de maio. No momento da inscrição o professor poderá escolher entre a modalidade a distância ou presencial. Depois de inscritos, as secretarias estaduais e municipais de educação terão de 6 de maio a 6 de junho para validar as inscrições dos docentes. O resultado será divulgado até 30 de junho e os cursos a distância terão início já no segundo semestre deste ano, com prioridade para a formação de primeira licenciatura."
CLIQUE AQUI  Acesse a Plataforma Freire


29032016 calendario uab

Cursos Técnicos Profuncionário

Pré-inscrições para os cursos técnicos do Programa Pró-Funcionário estão abertas até a sexta-feira (08). Os cursos são destinados aos funcionários que atuam nas escolas municipais e estaduais. Neste ano, o programa disponibiliza cursos técnicos em multimeios didáticos, alimentação escolar, secretaria escolar e infraestrutura escolar. As vagas disponíveis compreendem a formação de uma turma com no mínimo 25 alunos. O processo de inscrição é simples, basta comparecer no Pólo de Apoio ao Ensino à Distância (PAED), localizado junto a E. M. E. F. Profª. Marina Vargas, e preencher a vaga de pré-inscrição munido com o documento de identidade.

Os cursos técnicos oferecidos são parte integrante do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (PROFUNCIONÁRIO). Os cursos possuem duração de dois anos e totalizam carga horária de 1.680 horas. A modalidade do curso é a distância com aulas presenciais uma vez por semana.
As aulas funcionam da seguinte forma: os alunos assistem às vídeo aulas com o apoio de um tutor presencial e as atividades acontecem através de um ambiente virtual. No ambiente virtual, o aluno mantêm seu material didático e realiza as atividades de avaliação, além do suporte pedagógico e técnico necessário para o desenvolvimento dos cursos.

Após o período de pré-inscrição acontecerá a divulgação do edital. O PAED funciona de segunda a sexta-feira das 13h30min às 22h. Endereço: Avenida Cel. Nono Centeno, 933. Telefone (53) 3251-6068.

Conheça os cursos:
- Técnico em Multimeios Didáticos
Objetivo: formar profissionais capazes de realizar ações de apoio às atividades de multimeios didáticos contribuindo para utilização adequada e qualitativa de recursos disponíveis referentes às tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar.

- Técnico em Secretaria Escolar
Objetivo: formar profissionais capazes de desenvolver ações de apoio à secretaria escolar com conhecimentos, competências e habilidades necessárias para atuarem na gestão de sistemas de ensino.

- Técnico em Alimentação Escolar

Objetivo: formar profissionais capazes de realizar ações vinculadas ao desenvolvimento da alimentação escolar com base no entendimento das políticas e planejamentos vinculados a este campo de atuação.

- Técnico em Infraestrutura Escolar
Objetivo: formar profissionais capazes de contribuir para a manutenção adequada da infraestrutura escolar a partir de um entendimento das questões essenciais vinculadas ao espaço escolar e da sua utilização adequada.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

UAB oferta 81 mil vagas em nova Universidade do Professor



O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) será o principal responsável por ofertar vagas na nova iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para a formação de professores efetivos da rede pública que não atuam em sua área de formação, a Rede Universidade do Professor. São 105 mil vagas para o segundo semestre de 2016 nas instituições federais de educação, sendo 81 mil na modalidade educação a distância, por meio da UAB, e 24 mil vagas presenciais remanescentes.
O anúncio da nova rede pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, aconteceu em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 28. A proposta da Rede Universidade do Professor é reduzir o número de professores que lecionam disciplinas para as quais não têm a formação adequada.
Baseado em informações do Censo Escolar 2015, Mercadante destacou que, entre os 709.546 professores efetivos que lecionam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, 334.717 têm a formação para a disciplina que ensinam em sala de aula, enquanto 374.829 precisam complementar a formação superior. Estes casos representam docentes que não têm a licenciatura nas disciplinas que aplicam ou não têm o grau de bacharel na área.
Mercadante afirmou que a prioridade é a formação de professores efetivos da rede pública na área em que já estão atuando. “Não há como melhorar a qualidade da educação no Brasil se nós não resolvermos esta questão da formação. O que mais vai motivar é se a carreira docente valorizar esta formação específica”, disse o ministro. “Este é o ponto mais estratégico para melhorar a qualidade da educação”, concluiu.
Os professores só poderão se inscrever para o curso correspondente à disciplina que lecionam na rede pública. As vagas são reservadas para docentes que atuam nas seguintes disciplinas: matemática, química, física, biologia, português, ciências, história e geografia.
Calendário
Os professores interessados em complementar sua formação poderão se inscrever nos cursos por meio da Plataforma Freire, entre 5 de abril e 5 de maio. No momento da inscrição o professor poderá escolher entre a modalidade a distância ou presencial. Depois de inscritos, as secretarias estaduais e municipais de educação terão de 6 de maio a 6 de junho para validar as inscrições dos docentes. O resultado será divulgado até 30 de junho e os cursos a distância terão início já no segundo semestre deste ano, com prioridade para a formação de primeira licenciatura.
29032016 calendario uab
Parfor Presencial
Além das vagas pelo sistema UAB e das vagas presenciais remanescentes, os professores também poderão optar pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor Presencial) que oferecerá, durante as férias escolares, cursos presenciais intensivos para docentes da rede pública de educação básica. As vagas serão oferecidas no primeiro semestre de 2017. Os professores também só poderão se inscrever para o curso correspondente à disciplina que lecionam na rede pública.
O calendário com a montagem das turmas e o início das atividades letivas do Parfor Presencial será divulgado em breve.
UAB
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.
Pelo sistema UAB são ofertados os seis mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013; e os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória).
Assista:
(Com informações da ACS/MEC)