CURSOS OFERTADOS UAB

  
CURSOS DE GRADUAÇÃO
          



CURSOS



TIPO



INSTITUIÇÃO



Nº  VAGAS



PERÍODO

ADMINISTRAÇÃO


BACHARELADO

FURG

30

Agosto/2007


PLANEJAMENTO E GESTÃO P/ O DESENV. RURAL

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

UFRGS

55

Set./2007

PLANEJAMENTO E GESTÃO P/ O DESENV. RURAL

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

UFRGS

30

Agosto./2009

PEDAGOGIA

LICENCIATURA


UFSM

30

Março/208



PEDAGOGIA

LICENCIATURA


UFSM

30

Março/2009

LETRAS HAB. PORTUGUÊS

LICENCIATURA

UFSM

30

Março/2008

LETRAS     HAB.ESPANHOL

LICENCIATURA

UFSM

30

Março/2009

FÍSICA


LICENCIATURA

UFSM

30

Out /2008

EDUCAÇÃO NO CAMPO

LICENCIATURA


UFPEL

50

Agosto/2009

MATEMÁTICA

   LICENCIATURA

UFPEL

50

Agosto/2010

ADMINISTRAÇÃO

 BACHARELADO


UFSM

30

Agosto/2010



                    CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSOS

TIPO
INSTITUIÇÃO
Nº DE VAGAS

TIC P/ EDUCAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO


FURG

12

DESENV. P/WEB

ESPECIALIZAÇÃO


FURG

12

EDUC.AMBIENTAL

ESPECIALIZAÇÃO


FURG

14
R.G.S. SOCIEDADE,

POLÍTICA&CULT.

ESPECIALIZAÇÃO


FURG

20

MATEMÁTICA


ESPECIALIZAÇÃO

FURG

30

GESTÃO MUNICIPAL


ESPECIALIZAÇÃO

UFRGS

30

GESTÃO PÚBLICA


ESPECIALIZAÇÃO

UFRGS

30

GESTÃO EM SAÚDE


ESPECIALIZAÇÃO

UFRGS

30



                    
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA- UFSM

Curso de Pedagogia da UFSM tem duração de 8 semestres e habilita o pedagogo para atuar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) .

Processo seletivo: a seleção dos alunos será por Vestibular de acordo com as normas estabelecidas pela Universidade  Federal de Santa Maria.

Duração do Curso: a duração do Curso será de oito (8) semestres com edição única.

CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA A DISTÂNCIA- UFSM

Área de Atuação: O Licenciado em Física, como físico educador, dedica -se à discussão, análise e disseminação do saber científico, seja através da atuação nas séries finais do ensino fundamental e  no ensino formal de nível médio, seja através de novas formas de ensino (como vídeos, softwareseducativos, educação a distância e outros), e dedica -se, ainda, à extensão e à pesquisa em ensino de Física.

Processo seletivo: a seleção dos alunos será por Vestibular de acordo com as normas estabelecidas pela Universidade  Federal de Santa Maria.

Duração do Curso: a duração do Curso será de oito (8) semestres com edição única.


CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS - PORTUGUÊS E LITERATURAS - UFSM

O profissional a ser formado pelo Curso de Letras/Português e Literaturas  estará habilitado para  atuar como professor de língua portuguesa nas séries finais do ensino fundamental e no ensino  de nível médio.

Processo seletivo: a seleção dos alunos será por Vestibular de acordo com as normas estabelecidas pela Universidade  Federal de Santa Maria.

Duração do Curso: a duração do Curso será de oito (8) semestres com edição única.


CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS - ESPANHOL/LITERATURAS- UFSM

profissional a ser formado pelo Curso de Letras – Espanhol/Literaturas a distância deve apresentar características de um profissional perfeitamente inteirado das necessidades da sociedade contemporânea e compromissado com uma escola que busca responder a esses anseios
Processo seletivo: a seleção dos alunos será por Vestibular de acordo com as normas estabelecidas pela Universidade  Federal de Santa Maria.

Duração do Curso: a duração do Curso será de oito (8) semestres com edição única.

Administração Pública -UFSM
O curso é ministrado na modalidade à distância e tem duração de 8 semestres distribuídos ao longo de 3000 horas. O aluno deverá comparecer em encontros presenciais no início das disciplinas e nas avaliações no pólo de apoio presencial no qual foi aprovado no concurso vestibular. As demais atividades são executadas por meio de uma plataforma virtual de aprendizagem à distância com o apoio de tutores e professores.
    O  objetivo do curso é formar profissionais com amplo conhecimento de Administração Pública, capazes de atuarem no âmbito federal, estadual e municipal, administrando com competência as organizações governamentais e não-governamentais, de modo pró-ativo, democrático e ético, visando à transformação e ao desenvolvimento da sociedade e do país.
                   UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELAOTAS - UFpel
                      Curso de Educação do Campo - UFpel


Objetivo: O curso de Licenciatura em Educação do Campo é um curso oferecido em caráter experimental e emergencial pela UAB/UFPel, inicialmente, em sete de seus pólos. Em seu projeto político pedagógico articula as Diretrizes Nacionais para formação de docentes, as Diretrizes do Procampo, o Projeto Político Pedagógico da UFPel e as demandas dos municípios pólos da UAB/UFPel.
Sua proposta prioriza a necessidade de formação de profissionais da educação capazes de atender às especificidades que caracterizam as áreas rurais e de periferia urbana, de cidades do território nacional. Cidades essas em que a periferia é caracterizada por uma população trabalhadora rural ou vinculada a atividades produtivas que dependem das condições de produção do meio rural. Tais populações, vivendo no campo, ou não, desenvolvem uma cultura toda própria, com hábitos e relações que procuram reproduzir a cultura características do campo.


FUNDAÇÃO universade do rio grande - furg

Administração – curso  de Graduação

O curso de Administração deve ensejar condições para que o bacharel em Administração esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento no seu conjunto, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como a desenvolver o alto gerenciamento e a assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.
Duração:4 anos e meio (modalidade EAD)

                       cursos  de  pós - Graduação

Rio Grande do Sul: sociedade, política e cultura - FURG

Objetivo Geral
Proporcionar aos graduados em História e demais interessados, graduados nas diversas áreas das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas à atualização de seus conhecimentos nos campos teórico-metodológico e conceitual, capacitando-os para a realização de pesquisa e para o exercício da docência, promovendo sua qualificação para o magistério em geral, utilizando tecnologias da comunicação e informação, criando condições críticas para a construção da autonomia cidadã no contexto de atuação dos cursistas.
Estrutura e Funcionamento
A fim de capacitar os docentes para a realização de pesquisa e para o exercício da docência, a metodologia do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Rio Grande do Sul: Sociedade, Política & Cultura terá como principal foco o desenvolvimento de referenciais teóricos e metodológicos com prática em sala de aula.
O curso está organizado em quatro módulos, à distância, buscando estudar, discutir e analisar os conhecimentos teórico-práticos que envolvem o ensino de história. Para o planejamento e estruturação das disciplinas e do material didático os docentes contarão com o apoio da estrutura física e humana da Equipe Multidisciplinar da SEaD, e do laboratório de informática do Instituto de Ciências Humanas e da Informação.

 Especialização para Professores de Matemática  - Pós-Graduação - FURG
Objetivo Geral
Oportunizar a formação continuada de docentes matemáticos que estão em exercício, bem como aos recém-graduados em cursos de Licenciatura em Matemática, uma atualização de seus conhecimentos, utilizando tecnologias da informação e comunicação, considerando as tendências de pesquisa e ensino de Matemática
Estrutura e Funcionamento
A fim de despertar nos discentes do Ensino Fundamental e Médio o interesse pela Matemática, a metodologia do Curso de Especialização para Professores de Matemática terá como principal destaque o desenvolvimento de referenciais teóricos e metodológicos com prática em sala de aula.
A organização do curso será baseada nas quatro fases que correspondem a uma lógica seqüencial considerada como importante para o processo de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) de forma pedagógica:
Educação Ambiental - Pós-Graduação - FURG
Objetivo Geral
Oportunizar a formação continuada de educadores e gestores ambientais voltada para a temática da Educação Ambiental, utilizando tecnologias da comunicação e informação, criando condições críticas para a construção da autonomia cidadã no contexto de atuação dos cursistas.
Estrutura e Funcionamento
O curso será realizado em três módulos, buscando estudar, discutir e analisar os conhecimentos teórico-práticos que envolvem Educação Ambiental. Para o planejamento e estruturação das disciplinas e do material didático será utilizado o Núcleo de Educação a Distância e as salas de aula do CEAMECIM bem como o laboratório de informática do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. A fim de criar uma identidade para o curso será construída pelos docentes uma produção textual conjunta: livro virtual
TIC-EDU - Pós-Graduação - FURG
Objetivo Geral
Oportunizar a formação continuada de professores da educação básica para trabalhar com metodologias educativas construtivistas utilizando as tecnologias da comunicação e informação.
Estrutura e Funcionamento
O curso será realizado em três módulos à distância de forma recursiva e flexível, buscando estudar, discutir e analisar conhecimentos teórico-práticos que envolvem a metodologia de projetos de aprendizagem aliada as tecnologias da informação e comunicação através de leituras, debates, realização e apresentação de trabalhos, fóruns, listas de discussão e atividades on-line e off-line.
Nessa concepção de curso, um módulo é entendido como um conjunto didático-pedagógico, sistematicamente organizado em disciplinas que auxiliam no desenvolvimento de competências profissionais significativas para articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessárias para o desempenho de atividades profissionais. Tal organização curricular enseja a interdisciplinaridade, evitando-se a segmentação. Em cada módulo serão desenvolvidas ou aperfeiçoadas competências necessárias para que os alunos possam explorar os potenciais oferecidos pelas TIC, como: pesquisas na Internet, comunicação entre professores e alunos por e-mail de forma sistemática; atividades programadas de acesso regular ao site do curso e a documentos digitalizados; participação em listas de discussão a serem disponibilizadas por cada disciplina oferecida; encontros presenciais com professores e tutores nos Pólos.
PGEDH - Educação e Direitos Humanos- Pós - Graduação - FURG
Educação e Direitos Humanos
Objetivo Geral
O principal objetivo do PGEDH é desenvolver ações que busquem promover processos de ensino e aprendizagem ativos, criativos e participativos, que tenham como essência e fundamento a Educação em e para os Direitos Humanos, bem como a implementação de uma cultura da paz, solidariedade e de respeito à dignidade humana e que essa permita aos atores sociais adotarem atitudes transformadoras, diminuindo a distância entre o discurso e a prática no que concerne a ela no cotidiano da comunidade escolar e na sociedade
Estrutura e Funcionamento
O Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos, na modalidade a distância, está em consonância com a legislação educacional vigente, buscando atender às políticas que dispõem sobre a inclusão escolar e social, o que significa possibilitar a acessibilidade curricular da pessoa com deficiência nas diferentes áreas do conhecimento, bem como às políticas que tratam das diversidades culturais e étnico-raciais brasileiras, que permitem uma inclusão escolar mais equânime.O mesmo está organizado em quatro fases, que correspondem a uma lógica sequencial considerada importante ao desenvolvimento do processo pedagógico com utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – TICs


 EJA - Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade-
 Pós-Graduação - FURG
Objetivo Geral
Oportunizar a formação continuada de educadores, gestores públicos, profissionais da educação envolvidos com a educação, aprofundando a problemática da diversidade cultural na Educação de Jovens e Adultos por meio discussão de questões emergentes no cotidiano dos espaços educativos formais e não-formais, utilizando tecnologias da comunicação e informação, criando condições críticas para a construção da autonomia cidadã no contexto da cultura Local e Global e de suas ações pedagógicas na EJA.
Estrutura e Funcionamento
O curso será realizado em módulos, buscando estudar, discutir e analisar os conhecimentos teórico-práticos que envolvem a EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A DIVERSIDADE. Para o planejamento, a estruturação das disciplinas e do material didático será utilizado o espaço da Universidade Aberta do Brasil/FURG, do acúmulo dos grupos de Pesquisa, da produção acadêmica dos envolvidos, bem como material disponível no portal MEC e do Ministério da Cultura e do IPHAN (domínio público, salto para o futuro, dados dos município através das informações IBGE, saberes tradicionais). A produção do material, a partir daí, será realizada pelos professores, e adequadas coletivamente, visando aprofundar os estudos, as atividades, a problemática em foco pelos mesmos, e sua posterior discussão e aprofundamento local – nos pólos do curso – com os envolvidos em cada município. A produção global – dos professores em contato com os alunos bem como dos trabalhos destes deverão constituir um livro virtual – na plataforma do curso, com a produção dos alunos e professores, ao longo do mesmo, para posterior uso, dos núcleos pesquisa referidos, bem como apontar para outras ações formativas para os acadêmicos envolvidos, em especial na continuidade dos estudos em cursos de Especialização em EJA.
Aplicações para a Web - Pós-Graduação - FURG
Objetivo Geral
Oportunizar o aperfeiçoamento de pessoal qualificado para uso de conceitos e técnicas da Tecnologia da Informação relacionada a aplicações para Internet, no incremento da qualidade de processos sociais, econômicos, culturais e de gestão pública.
Estrutura e Funcionamento
O curso será realizado em quatro módulos, buscando estudar, discutir e analisar os conhecimentos teórico-práticos que envolvem o desenvolvimento de soluções Web. Para o planejamento e estruturação das disciplinas e do material didático serão utilizados os laboratórios de Computação do Centro de Ciências Computacionais (C3), na Furg, bem como da infraestrutura a ser instituída nos polos municipais de apoio presencial.
A proposta está em consonância com legislação educacional vigente, buscando atender as políticas que dispõem sobre a inclusão escolar e social, o que significa possibilitar a acessibilidade curricular do aluno com necessidades especiais nas diferentes áreas do conhecimento, bem como as políticas que tratam das diversidades culturais e étnico-raciais brasileiras, que permitem uma inclusão escolar mais igualitária

           UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS
                             CURSO DE  GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural – PLAGEDER-UFRGS

O Curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural - PLAGEDER , em modalidade de Educação a Distância (EAD), oferecido em duas edições tem a coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS e está sendo ofertado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RGS - Campus Bento Gonçalves – CEFET/BG e o Instituto Federal Farroupilha – CEFET/SVS, através de parceria celebrada entre as referidas Instituições.

Recomendação:
O curso de Graduação Tecnológica “Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural” - PLAGEDER tem a sua concepção didático-pedagógica e a sua implementação em estreito vínculo com a realidade e a problemática local e regional do entorno do município polo. Apesar do seu oferecimento na modalidade de Ensino a Distância, o curso PLAGEDER prevê a realização de inúmeras atividades presenciais de caráter semanal/mensal a serem realizadas na sede dos municípios polos.
Recomenda-se fortemente aos postulantes a uma vaga no PLAGEDER, a inscrição no processo seletivo de um município polos próximo ao seu local de domicílio.

Perfil Profissional

O perfil profissional do curso resguarda uma forte articulação com as diferentes organizações, tanto individuais e privadas (pequenas e médias agroindústrias, unidades de produção agrícolas) como coletivas e públicas (prefeituras, sindicatos, associações, cooperativas).
Os egressos do curso terão como competências profissionais atuar:
  • na avaliação, gestão e planejamento de unidades de produção agrícola;
  • na elaboração, planejamento e execução de projetos agroindustriais de pequeno e médio porte;
  • no assessoramento às coletividades públicas e privadas na concepção, acompanhamento e execução de políticas públicas em nível local e regional.
De acordo com a Resolução CED 04/99 e Parecer CNE/CES 436/2001 , e a partir das competências profissionais, o Curso terá como Área Profissional Predominante Gestão e como Áreas Profissionais Complementares: Agropecuária; Meio Ambiente; Lazer e Desenvolvimento Social.

Duração

O Curso de Graduação Tecnológica em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural - PLAGEDER terá uma duração de três (03) anos. 


CURSOS DE    PÓS- GRADUAÇÃO - UFRGS ESPECIALIZAÇÃO 

Público-Alvo
Os cursos destinam-se a portadores de diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor ou que tenham aspirações ao exercício de função pública. 


Objetivo resumido
A partir da Constituição Federal de 1988, os estados e os municípios ganharam mais importância, assumindo diversas atividades antes desempenhadas pela União. Dentro da concepção neoliberal, a partir de 1990, a União passa a exercer as “verdadeiras” funções de Estado: regulação e indução. Nesse sentido, os dois níveis governo subnacionais passam a assumir papéis complexos (antes exercido pela União), que exigem competências específicas de regulação e uma nova gestão de atividades essenciais, competências essas colocadas em segundo plano durante a fase desenvolvimentista. As políticas de saúde pública ganham força no município com a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) que, desde sua criação, se rege pelo princípio da descentralização. Por isto, estados e municípios tiveram de redesenhar sua estrutura organizacional para se adequar aos novos papéis. O objetivo deste projeto é propiciar ao estudante uma tomada de consciência sobre a atual política do governo, a partir do desenvolvimento das capacidades necessárias para conhecer o contexto socioeconômico, cultural e político que conformam o campo da gestão em saúde no Brasil. Pretende-se, assim, contribuir para a atuação dos profissionais de saúde na construção de políticas sociais de caráter intersetorial, na perspectiva da promoção da saúde e estimular o fortalecimento do controle social em todas as instâncias de gestão dos sistemas de atenção à saúde. 


Funcionamento
O curso será gratuito e realizado de 15 de junho de 2010 a 15 de setembro de 2011, na modalidade EaD. Nesta modalidade serão realizadas no mínimo um chat e uma atividade (fórum, portifólio) por semana, em datas e horários a serem definidos pelos coordenadores e professores do curso . Para melhor participação nas atividades do curso o aluno deverá ter a sua disposição computador e acesso banda larga à Internet ou freqüentar um dos pólos presenciais que terão equipamentos a disposição dos alunos. O material didático impresso – após sua impressão ser completamente concluída - será fornecido gratuitamente aos alunos selecionados. O programa do curso será distribuído em dois módulos – módulo básico e módulo específico em gestão pública municipal. Para a obtenção do título de especialista, além das disciplinas também deverá ser apresentado pelo aluno uma monografia referente às temáticas trabalhadas ao longo do curso.
Carga Horária: 420 h/a 



ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO MUNICIPAL -UFRGS

Público-Alvo
Os cursos destinam-se a portadores de diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor ou que tenham aspirações ao exercício de função pública.

Objetivo resumido
O objetivo deste projeto é capacitar gestores e profissionais para intervirem na realidade social, política e econômica e assim contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro. Para tanto, pretende-se propiciar ao estudante do curso uma tomada de consciência sobre a atual política do governo, situando-a na passagem que vem se dando, ao longo destes últimos anos, de um Estado Gerencial para um Estado Necessário.  

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA -UFRGS


Público-Alvo
Os cursos destinam-se a portadores de diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor ou que tenham aspirações ao exercício de função pública.

O objetivo deste projeto é capacitar gestores e profissionais para intervirem na realidade social, política e econômica e assim contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro. Para tanto, pretende-se propiciar ao estudante do curso uma tomada de consciência sobre a atual política do governo, situando-a na passagem que vem se dando, ao longo destes últimos anos, de um Estado Gerencial para um Estado Necessário.